Raquel Barbosa Ribeiro

raquel2Raquel Barbosa Ribeiro, Professora Auxiliar no ISCSP-UL

Licenciada em Comunicação Social, Mestre em Sociologia e Doutora em Ciências Sociais na especialidade de Sociologia, pelo ISCSP-UTL, é docente universitária e investigadora desde 1998. Trabalhou em Marketing durante vários anos, nomeadamente na Edimpresa e no Grupo Sumol, especializando-se em Marketing Research. Actualmente, a sua principal área de interesse científico é o consumo. É autora das obras Sociologia do Consumo (2010) e Consumo e Classes Sociais em Portugal: auto-retratos (2011). Foi fundadora e coordenadora da Secção Classes e Desigualdades da Associação Portuguesa de Sociologia e é membro da ESA Consumption Research Network, em cujas conferências participa regularmente como oradora.

Contacto: rribeiro@iscsp.ulisboa.pt

Blog: www.marketingiscsp.wordpress.com

 

Resumos de livros:

 

Marketing para estudantes de Comunicação. Pesquisa, Estratégia e Avaliação (1ª edição 2012; 2ª edição 2013). Causa das Regras.

Este Manual resulta da experiência académica e profissional de uma equipa de docentes, investigadores e marketeers. O seu objectivo principal é ajudar os estudantes de Comunicação a perspectivar o Marketing como um conjunto de instrumentos e técnicas para resolver problemas, desenvolver projectos, tomar decisões e assumir riscos.

Qualquer que seja a orientação vocacional ou profissional – quer na área da Comunicação Estratégica, incluindo Assessoria, Estudos do Consumidor, Estudos de Mercado, Marketing, Publicidade e Relações Públicas, quer noutras vertentes, como a Gestão dos Meios e o Jornalismo – o Marketing é uma disciplina imperativa para os cientistas e profissionais da sociedade de consumo actual.

Para uma melhor articulação entre teoria e prática, este livro inclui abundantes exemplos, exercícios e casos práticos.

 

Marketing

 

Consumo e classes sociais em Portugal: auto-retratos (2011). Causa das Regras.

Quais são os carros conduzidos pela classe alta? E os bairros habitados pela classe média? Que programas de TV são preferidos pela classe baixa? Como diferem as classes em termos de roupa, culinária, gostos musicais ou destinos de férias? Estas e outras perguntas são discutidas neste livro.

A obra é o resultado de um projecto de pesquisa quali-quantitativo no âmbito do Doutoramento em Ciências Sociais na especialidade de Sociologia, no ISCSP-UTL. Aborda-se a percepção da igualdade social, as representações do consumo e das classes, os consumos distintivos e as opiniões sobre a mobilidade social em Portugal, comparando-se duas áreas em análise: Lisboa e Leiria. Verifica-se que o consumo é um dos critérios mais relevantes para a diferenciação social e que o seu papel é visto de forma diferente nas duas cidades analisadas. Se, por um lado, Lisboa parece suficientemente próxima das tendências de consumo e de estratificação europeias e americanas, por outro, a crise internacional e o aumento do desemprego poderão dar, de novo, um grande destaque à faceta material e pecuniária.

consumo

Sociologia do Consumo aplicada ao Marketing e à Comunicação (2010). Colecção Manuais Pedagógicos do ISCSP-UL.

O presente manual destina-se aos estudantes de Sociologia do Consumo, particularmente aos do ISCSP-UL. Será também útil aos aprendizes, praticantes e investigadores das áreas de Marketing, Estudos de Mercado e do Consumidor, Comunicação, Publicidade e Relações Públicas, na medida em que faculta bases teóricas e conceptuais, assim como abundantes exemplos práticos, para a compreensão dos comportamentos e para a definição de estratégias relacionadas com os consumidores e os alvos de comunicação das organizações.

A Sociologia do Consumo visa a compreensão do comportamento do consumidor e as suas implicações nas transformações sociais contemporâneas e futuras, de forma cientificamente fundamentada. Aplicada ao Marketing e à Comunicação Estratégica, a Sociologia do Consumo permite uma preparação específica para analisar e realizar estudos do consumidor e estudos de mercado (sobretudo de pendor qualitativo), facilitar e fundamentar decisões de planeamento e implementação de acções de marketing e de comunicação.

 

 

Insira o seu email para receber actualizações e novidades da Causa das Regras!

Categories